Bem Vindo!

Nós somos a Igreja Evangélica Batista de Campina Grande e este é o nosso Blog!
Nesse ciber_espaço estaremos dando informações sobre os Eventos, postando mensagens pastorais, fotos e outras coisas mais.
Estamos muito felizes com a tua visita. Adicione o nosso blog ao seu "favoritos", sempre haverá algo de Deus para você aqui.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

A PEDRA DA MISERICÓRDIA

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Efésios 4.32

bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Mateus 5.7


Amados irmãos, Graça e Paz.

Este tema é difícil para se viver na prática. No mundo pós-moderno, não existe espaço para misericórdia. As revistas que falam sobre carreiras profissionais (Você S/A, etc.) sempre estão falando da necessidade que o profissional tem em ser o mais ágil, o mais inteligente, o mais competitivo, o mais astuto, e demais características que o transformam num animal competitivo e selvagem no campo do trabalho. O pior, é que essa competitividade extrapola os limites do trabalho e entram, muitas vezes, na personalidade de muitos. Misericórdia, certamente, é algo em decadência no mundo moderno.

Para ilustrar a dificuldade em mostrar atitudes de misericórdia no mundo moderno, quero relatar uma experiência que vivi. Fui visitar a mão de uma grande amigo que estava à morrer em um hospital aqui de João Pessoa. Na frente desse hospital existe uma vaga destinada especificadamente para os motoristas de táxi. Quando cheguei ele estava ocupado por um carro que não era um táxi. O taxista chegou às 07:30h da manhã já muito irritado. Ao observar que sua vaga no hospital estava ocupada, começou a reclamar alto, xingando. Ouvi dele que aquele carro pertencia a uma médica plantonista do Recife, que tinha o hábito de estacionar seu carro sempre na vaga dos taxistas, desrespeitando os motoristas. Porém, de acordo o enraivecido motorista, naquela manhã ela iria pagar, pois, ele haveria de dizer umas “verdades” pra ela. – “Apesar de ser médica, não é dona do mundo”, dizia o pobre taxista.

Pouquíssimo tempo depois a médica aparece. Dirige-se ao carro. O motorista de carro vai falar-lhe e ela simplesmente o ignora, como se não houvesse uma pessoa ali.

Para piorar a situação, o carro do taxista estava trancando o de um outro médico plantonista que, ao chegar e ligar o carro, com muita brutalidade descarregou uma saraivada de palavrões e buzinadas no motorista que tentava acertar suas contas com a médica. Uma tremenda confusão recheada de ira, ressentimentos, soberba e falta de integridade.

De fato, analisando friamente a situação o motorista tinha suas razões, certamente. Todavia, ele teria ganhado mais se tivesse sido misericordioso, “deixando pra lá” toda a insensatez e brutalidade desses médicos semi-deuses. Ele foi humilhado desnecessariamente. Ele poderia ter evitado tudo aquilo.

As pessoas vivem querendo ter razão em tudo. É MELHOR TER PAZ DO QUE TER RAZÃO. Não posso negar, tive muita dificuldade em falar sobre misericórdia.

Em minha vida como profissional já fui muito implacável. Como auditor de qualidade, às vezes chegava para “limpar a casa”, “organizar as coisas” dentro das empresas. Demitir pessoas, discutir com outras. Colocar ordem no caos. Acho que machuquei muita gente. Meu Deus, me perdoe. Gostaria de poder voltar o tempo. Simplesmente não posso.

Fiz uma pesquisa em meu computador. Achei dois artigos interessantes: um do pastor Carlito Paes e outro de um pastor presbiteriano chamado Bruno. Do Carlito, aprendi que misericórdia deriva do hebraico hesed, apontando para dois participantes numa aliança, onde o mais forte ajuda o mais fraco em suas necessidades, a cumprir a parte que lhe cabe – uma ação compassiva para beneficiar o outro. Do Pastor Bruno, aprendi que existe uma ligação muito forte entre Amor Ágape (amor incondicional de Deus) e Misericórdia. Geralmente, outra palavra que acompanha muito a misericórdia é a Compaixão. Misericórdia não é sentir pena. A verdadeira misericórdia depende das motivações do coração.

A melhor ilustração de misericórdia que me veio à mente foi a de José, no livro de Gênesis (Gn 37 em diante). Ele passou por muitos traumas:

- Irmãos Planejam a sua morte – 37.18

- Sofre maus tratos – 37.23,24

- É vendido – 37.28

- Foi preso porque fez o que era certo – 39.20

- Foi esquecido – 40.23

José chegou ao apogeu – governador do Egito. Acredito que ele tinha um coração misericordioso. Quando seu pai morreu, seus irmãos pensavam que ele iria se vingar. No entanto, ele perdoa os irmãos e diz uma das grandes verdades bíblicas: “O Senhor Deus é aquele que pode transformar o mal em bem”! Misericórdia é caráter. (Gn 50.15-21)


Você teria a mesma atitude de José, tendo passado pelo que ele passou?

Atitudes negativas na vida de quem não é Misericordioso (Pr Bruno Marquardt)

- Ira : “O iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões” - Pv 29.22.

- Espírito ferido: “O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar”? - Pv 18.14.

- Raiz de amargura: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando diligentemente porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados” - Hb 12.14,15.

Auto exame: (cada pessoa demonstra misericórdia de acordo com o seu dom ou ministério) (Pr Bruno Marquardt)

- Quando Deus desperta misericórdia em mim por outro, faço algo por essa pessoa? - Tg 2.15,16.

- Procuro servir as pessoas por pena ou por compaixão?

- Meu orgulho às vezes me impede de mostrar compaixão?

- Considero fraca a pessoa que mostra misericórdia?

- Geralmente as mulheres são mais misericordiosas do que os homens?

- Sinto-me culpado por me abster de mostrar misericórdia?

- A miséria dos outros normalmente desperta em mim sentimentos de misericórdia?

- Sou capaz de mostrar misericórdia por pessoas cujos problemas me irritam?

- Como expresso misericórdia?

- Faço do amor pelos outros o maior alvo de minha vida?

- Estou cooperando com Deus para me tornar um instrumento do seu perfeito amor?

Bênçãos na vida de quem vai se tornando misericordioso. (Pr Bruno Marquardt)

- Estará se tornando luz do mundo. Por causa dos seus atos de misericórdia, muitos darão glória a Deus. Mt 5.14-16.

- Estará se tornando sal da terra. O caráter de Deus estará se manifestando através deles e assim o nível moral da sociedade estará sendo purificado. O sal tem três utilidades: conserva, dá sabor e provoca sede - sede por uma vida mais santificada.

- Estará se tornando “o bom perfume de Cristo” - 2 Co 3.14,15.

- Alcançará misericórdia. Vai colher o que semeou - Gl 6.7-10.

Amém.



Nenhum comentário: