Bem Vindo!

Nós somos a Igreja Evangélica Batista de Campina Grande e este é o nosso Blog!
Nesse ciber_espaço estaremos dando informações sobre os Eventos, postando mensagens pastorais, fotos e outras coisas mais.
Estamos muito felizes com a tua visita. Adicione o nosso blog ao seu "favoritos", sempre haverá algo de Deus para você aqui.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A PEDRA DA ALEGRIA


A Pedra da Alegria

Introdução – Salmo 4.7

“Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho.”

Certa vez, falando acerca da vida cristã, uma pessoa muito próxima à mim indagou se o cristão deveria ser ou não uma pessoa festiva, alegre. Ele me disse que na Bíblia está escrito: “Jesus chorou” (Jo 11.35), não que Jesus sorriu. Advogou que o verdadeiro crente deve ser uma pessoa séria, sem lazer, dedicado a combater o mal e o pecado. Alías, para revestir sua tese, ele utiliza o texto bíblico que está em Salmo 126 – “…Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando,”.

Com toda sinceridade: você acha que Jesus estava chorando nas bodas de Caná da Galiléia?

Fiquei abismado porque percebi que sua vida era justamente o reflexo de suas crenças e que sua percepção de vida com Deus não era algo muito positivo. Ele sempre anda triste, cabisbaixo, é iracundo, trata as pessoas mal e se diz “crente”. Que credibilidade pode ter a mensagem da salvação de uma pessoa assim? Quem quer estar com Jesus vivendo uma vida de não-plenitude? Não estou advogando sucesso material. Advogo pela bem-aventurança, a alegria de ser feliz, independente dos fatores e condicionantes externos à pessoa.

Posso compreender. Muitas pessoas não sabem sofrer, isso é uma arte difícil. Lembro-me de Noemi, no livro de Rute/ Antigo Testamento, que depois de perder parte de sua família e de ver muitas desgraças já não queria admitir mais nenhuma expressão de felicidade. Era uma pessoa marcada pela amargura da vida. Lemos em Rt 1.19,20:

Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi? Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-poderoso.”

O nome Noemi significa “agradável”. Mara significa “amarga”. Muitas pessoas são amargas porque não conseguem enxergar mais nenhum tipo de alegria em suas vidas ou, as suas “fontes de alegria e motivação” secaram, todas elas acabaram.

NESTA IGREJA CREMOS DE FORMA DIFERENTE. Junto com a fé, a esperança e amor, a ALEGRIA é uma virtude teologal e precisamos desenvolver atitudes de alegria.

Um dos homens mais incisivos da Bíblia também escreveu sobre alegria: Paulo. Vamos aprender com a carta aos Filipenses, a carta da alegria, como desenvolver essas atitudes de alegria.

1) Atitude de Alegria da Comunhão da Igreja – Fp 1.3-11

Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo, sempre com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas, pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora. Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo. Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho. Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo. E peço isto: que a vossa caridade aumente mais e mais em ciência e em todo o conhecimento. Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo, cheios de frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Vemos aqui grandes verdades sobre ALEGRIA. Nessa carta, Paulo está muito alegre com os Filipenses e ele demonstra que essa alegria, essa Graça se desenvolve em muitos sentidos:

No versículo 3 – Alegria em querer estar juntos

No versículo 4 – Alegria em adorar juntos

No versículo 5 – Alegria em evangelizar juntos

No versículo 6 – Alegria em desenvolver juntos

No versículo 7 – Alegria em sofrer juntos

No versículo 8 – alegria como um sentimento jenuíno

No versículo 9 – Alegria expresso em amor

No versículo 10 – Alegria num viver santo.

2) Atitude de Servia com Alegria – Fp 2.1-8

Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.

Assim como Jesus e Paulo, precisamos servir com alegria. (Gl 5.13). Nós fomos chamados para isso, servindo ao Senhor com alegria e altruísmo (Sl 100.2)

3) Atitude de Crer com Alegria – Fp 3.1-3

Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.

Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão! Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.

Precisamos crer com conhecimento, eliminando de nossas vidas aquilo que é supérfluo. A plenitude de nossa alegria está em um espírito fortalecido e restaurado pelo Senhor.

4) Atitude em Dar com Alegria

Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados.

Rogo a Evódia e rogo a Síntique que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos. Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

Coisas que precisam ser evitadas, pois elas atrapalham a nossa alegria:

a) Falta de união – Fp 1.27

Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho

b) Murmurações e comentários negativistas – Fp 2.14,15

Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;

c) Esquecer das mazelas que passaram – Fp 3.13-16

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Pelo que todos quantos já somos perfeitos sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa doutra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra e sintamos o mesmo.

d) Evitar os inimigos de nossa alma – Fp 3.18-21

Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

e) Evitar a ansiedade descontrolada – Fp 4.6-9

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

Conclusão:

Jesus é nossa fonte de Alegria e devemos viver alegremente todos os desafios da vida.

Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.

Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Em Cristo,

heheheheheheheheh


Haydene Cassé, Pr.



Nenhum comentário: