Bem Vindo!

Nós somos a Igreja Evangélica Batista de Campina Grande e este é o nosso Blog!
Nesse ciber_espaço estaremos dando informações sobre os Eventos, postando mensagens pastorais, fotos e outras coisas mais.
Estamos muito felizes com a tua visita. Adicione o nosso blog ao seu "favoritos", sempre haverá algo de Deus para você aqui.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Como Ler a Bíblia

A escolha do que iremos ler é tão importante quanto a maneira como vamos ler, principalmente para recém-convertidos. Quando eu era professor da disciplina de maturidade cristã, na IEB, pude perceber que as pessoas muitas vezes se desestimulam com a leitura bíblica porque ela foi escrita e organizada levando em consideração os aspectos históricos e revelacionais, começando com o Antigo Testamento, onde vemos Deus escolhendo o povo Hebreu através de Abraão, para, a partir daí, revelar-Se ao homem. Encaram a Bíblia como uma obra fechada, um livro.

A propósito, se você quer entender a Bíblia, saiba que ela NÃO É UM LIVRO. É um tratado espiritual composto por 66 livros escritos em mais de 1600 anos por 42 a 46 pessoas diferentes e que mostra uma revelação progressiva da vontade de Deus para o homem. Na prática, as pessoas que encaram a Bíblia como “um livro”, não entendem alguns conceitos iniciais do Pentateuco (os cinco primeiros livros), dos livros históricos do Antigo Testamento e se confundem na prática de sua fé.

Todos começam a ler a Bíblia “capa a capa” iniciando com o livro de Gênesis. Felizmente, esse livro é muito agradável de se ler por causa de suas histórias ricas em revelação e motivação espiritual. Depois vem o Êxodo e a vida de Moisés; mas, já pelo meio do 2º livro o leitor já fica meio “encabulado” nos detalhes da construção do tabernáculo e muitos já desistem da leitura. Lêem Levítico sem entender muita coisa, pois que fala acerca da lei cerimonial, civil e sacerdotal de um povo específico que não é o seu povo. Costumes que não são os nossos costumes atualmente. Surgem muitas dúvidas que não são tiradas e é uma leitura complexa para uma compreensão inicial. Para entendimento, necessita-se maturidade cristã.

O antigo testamento é muito importante, todavia, fora inicialmente escrito para o povo de Israel e para aquela época. Somos cristãos, resultado de uma nova Aliança, um Novo Testamento. É mais interessante ler o Novo Testamento antes de ler o Antigo. Não quero que isto seja entendido como uma declaração de que o Antigo Testamento não é importante para o crente; ele é, principalmente alguns de seu livros, mas é melhor que o crente entenda primeiro os vinte e sete livros do NT, pois foram escritos para a Igreja (e para os cristãos da Igreja), para sua edificação.

Tudo o que precisamos saber a respeito de Deus está na Bíblia. Tudo que precisamos saber para crescer espiritualmente e nos tornarmos fortes, encontra-se na Palavra de Deus. Mas, como já afirmamos nesse texto, a Bíblia não é um livro como os outros; é uma biblioteca de sessenta e seis livros, e como qualquer biblioteca, temos que procurar na secção certa para encontrarmos aquilo que desejamos. A programação de leitura que iremos sugerir é baseado nos estudo de Tim LaHaye e tem por objetivo dar forma ao processo de aprendizado a ser seguido principalmente pelo recém-convertido, para que ele possa concentrar-se nos livros que contêm as soluções para seus maiores problemas. Quem seguir essa programação durante o primeiro ano lerá várias vezes os livros mais importantes para ele. Depois lerá o Novo Testamento todo, duas vezes, e no fim do terceiro ano, terá lido a Bíblia inteira, com compreensão dos seus conceitos, o que é mais importante.

No próximo post, mostrarei para vocês como começaremos essa seqüência e o porquê dela.

Em Cristo,

Haydene Cassé, Pr.

Um comentário:

IBF - IGREJA BATISTA DE FAGUNDES disse...

Pr.Cassé,

Parbéns pelo lindo templo e pelo blog também!
Daqui da Serra, mando meu abraço,

Pr. Humberto de Lima