Bem Vindo!

Nós somos a Igreja Evangélica Batista de Campina Grande e este é o nosso Blog!
Nesse ciber_espaço estaremos dando informações sobre os Eventos, postando mensagens pastorais, fotos e outras coisas mais.
Estamos muito felizes com a tua visita. Adicione o nosso blog ao seu "favoritos", sempre haverá algo de Deus para você aqui.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

A PEDRA DA FÉ


Por Paulo César Barros Araújo - Membro IEB Campina Grande

Mensagem: Fé.

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”(Hb1.1-3)

Mas como definir a palavra FÉ???

Inicialmente, vamos definir fé, do ponto de vista social. Segundo o Dicionário Global da Língua Portuguesa da Editora DCL, fé é crença, convicção, crédito sobre a veracidade de algo, opinião favorável sobre alguma coisa ou pessoa, testemunho válido em juízo, confirmação, prova, confiança, 1ª das virtudes Teológicas.(Virtudes Teológicas: Fé, Esperança e Caridade(amor em ação)).

Do ponto de vista Bíblico, segundo o Dicionário Bíblico Almeida, fé é um dom dado por Deus a todo aquele que busca a salvação em Cristo Jesus; é o meio possível de conhecer a natureza, a vontade e os propósitos de Deus, segundo ele revelou.

Portanto, a partir de agora vamos falar de fé Cristã. Pois, como cristãos precisamos ter fé no que pregamos e defendemos. Ter fé é ter convicção, confiança, certeza da veracidade da palavra de Deus revelada aos homens por meio da Bíblia Sagrada.

Certamente, teremos nossa fé colocada à provas por pessoas ou ocasiões da nossa vida. Pois, não faltará pessoas para, em momentos difíceis, nos questionar “Cadê teu Deus” ou “Como acreditar em livros que foram escritos a tantos anos?”...

Porém, a pergunta a ser feita é “O que fazer quando nossa fé for colocada à prova?”


1º passo: Devemos conhecer à Deus.

O passo inicial para conhecermos à Deus é lermos a palavra de Deus.

Quando analisamos a palavra de Deus revelada na Bíblia Sagrada, vemos que apesar de ser 66 livros com cerca de 44 autores diferentes, escritos em tempos diferentes, começamos a ver que são livros que não se contradizem e sim, se completam. Vemos o Novo Testamento oculto no Antigo Testamento. E vemos o Antigo Testamento revelado no Novo Testamento. Por exemplo, a instituição da Páscoa(Êxodo 12), onde Deus orienta que seja sacrificado um cordeiro sem defeito e seu sangue seja passado na madeira das portas. E toda porta lavada pelo sangue do cordeiro, não será visitada pelo espírito de morte. Cerca de 1.500 anos depois, Deus manda seu Filho Unigênito, que era o próprio Deus(Jo1.1), o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo(Jo1.29). Ele se entrega em sacrifício, e seu sangue escorre na madeira da cruz para lavar os pecados do mundo e livrar o homem do espírito de morte e conduzi-lo a vida eterna(Jo3.16).

Outro exemplo está no livro de Números, capítulo 21; onde uma serpente de bronze é erguida numa haste para que todo aquele que fosse picado pela serpente do deserto, olhasse, com fé, para a serpente de bronze e fosse curado. No Novo Testamento, João diz que “assim importa que o Filho do Homem seja levantado para que todo o que crê tenha vida eterna.”(Jo3.14-15).

Assim como estes, são muitos os exemplos da revelação de Deus através da Bíblia Sagrada.

È conhecendo a palavra de Deus que nossa fé no Cristianismo começa a ter um sentido lógico.


2º Passo: Devemos defendermo-nos com a própria fé.

Em Ef6.12-17, o apóstolo Paulo fala que “nossa luta não é contra sangue e carne” ele afirma que é uma luta espiritual; e baseado numa armadura dos soldados romano, nos orienta a usarmos uma armadura espiritual. No versículo 16 ele apresenta a fé como arma de defesa, “o escudo da fé” para “defendermo-nos dos dardos inflamados do maligno”. Pois será a fé que não nos deixará desanimar, nos momentos difíceis.

Infelizmente, muitos cristãos tem utilizado sua fé como arma de ataque e isso tem levado o povo de Deus ao desânimo. Pois a arma de ataque, neste caso, é a “espada do espírito, que é a palavra de Deus”(versículo 17).


Conclusão: Quando nossa fé é colocada à prova, e uma vez aprovada, saímos fortalecidos.

“Sem fé é impossível agradar à Deus”(Hb11.6). Deus nos abençoe e nos fortaleça para que tenhamos uma fé genuína. Pois a fé traz esperança...

Paulo César Barros Araújo



Nenhum comentário: