Bem Vindo!

Nós somos a Igreja Evangélica Batista de Campina Grande e este é o nosso Blog!
Nesse ciber_espaço estaremos dando informações sobre os Eventos, postando mensagens pastorais, fotos e outras coisas mais.
Estamos muito felizes com a tua visita. Adicione o nosso blog ao seu "favoritos", sempre haverá algo de Deus para você aqui.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

A PEDRA DA PALAVRA - 2ª PARTE

CONSERTANDO O ALTAR 5 – Bíblia 2ª Parte

5 – Ela nos dará alegria (João 15.11)

Uma das bênçãos da experiência cristã é a alegria, mas muitas vezes este gozo é abafado pelas dificuldades da vida. O Senhor disse: “Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo”. Se lermos as obras escritas por homens ou nos concentrarmos nos problemas que nos cercam, essa alegria se transformará em medo, temor, e, às vezes, até em depressão.

Durante uma certa época de crise econômica, assisti, certa feita, a uma reunião de uma junta de administradores. Quem ouvisse aqueles homens falando, pensaria que Cristo estava derrotado – tudo que fizeram foi prever dias sombrios, desgraças e desespero. Perguntei-lhes: “O que vocês têm lido ultimamente?”, responderam: “Isto É Dinheiro”, a revista “Veja” e, o jornal “Gazeta Mercantil”, e outros. Então disse a eles: “Estão lendo a literatura errada”. É a Palavra de Deus que põe alegria no coração, não importam as circunstâncias.

6 – Produzirá Paz

Uma das evidências sobrenaturais da vida cristã é a paz que sentimos no coração quando as circunstâncias da vida só inspiram preocupações e temores. Agora que recebemos a Cristo como Salvador e Senhor, temos o direito de pensar que seremos diferentes, e nossos amigos têm todo o direito de procurar enxergar essa diferença. Quando um poder sobrenatural como o do Espírito Santo passa a viver no coração de um ser humano natural, ele terá que ser diferente. E essa diferença se revela primeiramente em nossas emoções, que ficarão caracterizadas por uma grande paz, mesmo em face das dificuldades. Mas, se a Palavra de Deus não habita “ricamente” em nós por meio do estudo e da leitura, não poderá produzir a paz que deveria caracterizar nossa vida.

Jesus Cristo disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo 16.33). O que torna esta afirmação ainda mais relevante é o fato de que o Senhor deu esta mensagem a seus discípulos pouco antes do tumulto que resultou na sua crucificação. Ele queria que seus discípulos tivessem paz pela sua palavra, exatamente quando estavam para enfrentar aquela crise iminente. Há quase dois mil anos, o povo de Deus tem-se fortalecido para as crises da vida, lendo e estudando a Bíblia. Foi isso que Deus quis dizer quando falou: “Seja a paz de Deus o árbitro em vossos corações, à qual também, fostes chamados em um só corpo: e sede agradecidos” (Cl 3.15). A paz não é automática. Ela vem inundar o nosso coração quando enchemos a mente com as promessas, os princípios e os exemplos da fidelidade de Deus, como são ensinados em sua Palavra. Muitos homens de negócio crentes que lêem o diário Gazeta Mercantil ou a revista “Isto É Dinheiro” diariamente, em vez de ler a Bíblia, ficam transtornados com a situação econômica do mundo, ao passo que Deus deseja inundar o coração deles de paz, pela leitura de sua Palavra.

7 – Ela nos orientará nas decisões da vida

A vida é cheia de situações em que temos de tomar decisões. Há decisões grandes e decisões pequenas – e muitas de importância média. Quando o crente conhece bem os princípios divinos, isto simplifica para ele processo de tomar decisões. É isso que as Escrituras ensinam no texto que diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Sl 119.105). Os princípios de Deus nos servem de guia, quando temos de tomar decisões.

A chamada ética de situação, comum em nossos dias, é uma filosofia de vida bastante caótica e causa inúmeros prejuízos. É bem melhor armazenar na mente, previamente, os princípios bíblicos, e viver por eles, do que esperar até que as emoções, paixões e pressões da existência nos oprimam. Forçando-nos a uma decisão. É como disse o Senhor: “Antes bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!” (Lc 11.28). Ninguém pode guardar o que nunca ouviu. Mas, quando saturamos a mente todos os dias com a Palavra de Deus, ela iluminará os caminhos escuros do futuro com a orientação divina.

8 – Ela nos capacitará a testemunhar de nossa fé

A maioria das pessoas que encontramos desconhece totalmente os conceitos bíblicos. Muitas têm dúvidas ou indagações, e precisam da orientação de alguém que conheça a Bíblia. Como Deus nos diz: “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em voz, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor” (1 Pe 3.15,16). O único modo de responder ao que nos indaga, ao que zomba, ou ao pesquisador sincero que busca a verdade é nos prepararmos por meio da leitura e estudo diários da Palavra de Deus. Um tenente da marinha com quem conversei e que dizia ser crente havia onze anos, falou-me: “Nunca tive oportunidade de testemunhar de minha fé para ninguém”. Pareceu-me difícil acreditar que um homem servindo num porta-aviões, com mais de três mil marinheiros a bordo, não conseguisse encontrar mais ninguém a quem falar de sua fé, mas não dei muita atenção ao seu comentário, e orientei-o para que começasse um programa de leitura e estudo bíblico. Dois meses depois, quando me avistei com ele para um dos nossos encontros semanais de verificação, contou-me que ganhara a sua primeira alma para Cristo. Depois ele relembrou-me daquele comentário que fizera anteriormente; eu simplesmente não sabia o que fazer quando a ocasião se apresentava. Agora, minha mente está sempre tão ocupada pela Palavra de Deus, que falo dela o tempo todo. Antes de começar a estudar a Bíblia, eu simplesmente não sabia o que dizer.

A experiência deste jovem pode ser multiplicada muitas e muitas vezes – ninguém pode transmitir a outros aquilo que não sabe. Quase todo crente quer dar fruto, e testemunhar de Cristo a outros de maneira positiva, mas isto é totalmente impossível se ele não tiver, pelo menos, um conhecimento elementar da Palavra de Deus.

9 – Será uma garantia de sucesso

Todo mundo quer ter sucesso na vida. Não quero dizer aqui que todos desejam riquezas e fama; é possível ter-se ambas, sem obter sucesso. Mas todos desejamos ardentemente obter sucesso no campo de trabalho a que nos dedicamos. É por isso que os livros que ensinam como vencer na vida ou como obter sucesso são tão populares hoje em dia. Ninguém leria um livro que ensinasse a fracassar. O verso de Josué 1.8 diz que: “Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido”. A meditação diária na Palavra de Deus produz o sucesso que todos almejam. E certamente assim aconteceu com Josué. Muitos crentes, homens de negócios, têm-se apropriado dessas mesmas promessas, e, hoje, testificam da fidelidade de Deus em cumpri-la.

E para que ninguém pense que a promessa de Deus a Josué é um caso isolado, podemos examinar a fórmula para a felicidade que se encontra no Salmo 1. “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” (Sl 1.1-3). Este tipo de produtividade diária provém de alimentarmos a mente todos os dias com a Palavra de Deus.

Infelizmente, muitos cristãos crêem que estão “ocupados demais” para revigorarem a mente cada dia, na Palavra de Deus. O que não percebem é que, a longo prazo, um momento devocional diário não lhes custa nada, pois o restante do dia será mais proveitoso, do que nos dias em que negligenciam a leitura bíblica. Um brilhante neurocirurgião de Atlanta, nos EUA, declara: “Os momentos mais importantes do meu dia são os primeiros trinta minutos, logo depois que acordo, e por isso passo vinte deles lendo e estudando a Palavra de Deus. Isto enriquece o restante do dia.” Experimente isto – você irá gostar!

Nenhum comentário: