Bem Vindo!

Nós somos a Igreja Evangélica Batista de Campina Grande e este é o nosso Blog!
Nesse ciber_espaço estaremos dando informações sobre os Eventos, postando mensagens pastorais, fotos e outras coisas mais.
Estamos muito felizes com a tua visita. Adicione o nosso blog ao seu "favoritos", sempre haverá algo de Deus para você aqui.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A PEDRA DA PALAVRA - 1A PARTE


O Que o Estudo Bíblico Fará por Você

Baseado na obra “Como Estudar a Bíblia Sozinho”, de Tim LaHaye

Esta semana a Pedra a ser re-colocada é a pedra da Palavra. Todavia, antes de falarmos sobre qual deve ser o primeiro livro que você deve ler/estudar/meditar da Bíblia, vejamos os benefícios que obteremos na meditação da Palavra de Deus.

1 – Nos Tornaremos Crentes Mais Fortes (1 João 2.14)

Ninguém quer ser fraco, quer seja física ou espiritualmente. Os “Jovens” de 1 João 2.14 já não eram mais “filhinhos”; eram fortes, porque a Palavra de Deus permanecia neles e eles haviam vencido o maligno. Isto significa que haviam se alimentado da Palavra de Deus, e não estavam mais sendo constantemente derrotados pelo pecado e pelas tentações. Existe somente um modo para se crescer e fortalecer espiritualmente – ler e estudar a Palavra de Deus.


Nesses últimos anos tenho observado alguns cristãos – alguns muito inteligentes, outros de capacidade média, alguns com educação superior e pós-graduação, outros com pouquíssima instrução escolar; alguns com cursos de escolas bíblicas, seminários e centros de treinamento, outros não. Mesmo assim, dentro de cada uma dessas classificações podemos ver crentes que continuam a serem bebês em Cristo, enquanto outros crescem e se tornam fortes no Senhor. Os que são espiritualmente fortes têm algo em comum. Não é o mesmo grau de instrução ou conhecimento, mas sim, o constante hábito de se alimentarem da Palavra de Deus. Notemos 1 João 2.14 – “… tendes vencido o maligno”. Isso requer uma força espiritual que somente adquirimos com estudo da Palavra de Deus. As centenas de pessoas que fracassam espiritualmente e nos procuram para aconselhamento têm todas um denominador comum: são negligentes em relação à leitura/meditação diária da Palavra de Deus. Todos esses fracassos (e conseqüentemente infelicidades) poderiam ter sido evitados, se houvesses aprendido a estudar a Palavra de Deus.


2 – Ela nos dará certeza de salvação

A primeira necessidade do crente novo é adquirir a certeza absoluta de que é um cristão. A salvação é tão maravilhosa – um dom gratuito de um Deus terno e Eterno – que parece boa demais para ser verdade. Por isso, uma das primeiras dificuldades que um novo convertido encontra, depois que se afasta um pouco da pessoa que o conduziu a Cristo, é abrigar dúvidas acerca de sua salvação. A única fonte de certeza é a Bíblia. Mas de que vale ela, se ele não a lê? As promessas e garantias que nos são feitas por Deus serão de pouco valor, se permanecermos encerradas entre as páginas da Bíblia. Os crentes precisam tê-las gravadas no lóbulo frontal do cérebro. E foi para isto que a Bíblia foi escrita. Notemos uma vez 1 João 5.13 – “Estas coisas vos escrevi a fim de saberdes que tendes vida eterna a vós outros que credes em nome do Filho de Deus”.


O crente que tem uma certeza sólida de que é Filho de Deus, que ele é o seu Pai celestial, possui as bases para viver uma vida emocional sadia. A grande maioria das pessoas que vivem sobrecarregadas de temores, preocupações e outras fraquezas emocionais geralmente não têm certeza da salvação, e está dando atenção à sua própria mente, ao invés de ler a Bíblia. Ninguém poderá ter certeza das coisas de Deus, enquanto se limitar aos próprios pensamentos, pois, como a Bíblia ensina, o conceito de Deus não vem pelo muito pensar, mas pela “sabedoria de Deus” – a Bíblia (1 Coríntios 1.21). Se alguém deseja a certeza da salvação, então deve começar a estudar a Palavra de Deus regularmente – é a única fonte de onde poderá obtê-la.


3 – Ela nos dará confiança e poder na oração

Agora que você é crente, pode conversar com o Pai celestial acerca de tudo que há em seu coração. Mas como sabemos que ele nos ouve? Porque ele o afirma em sua Palavra – em inúmeros textos. A passagem de 1 João 5.14,15 ensina que podemos orar com a confiança de que ele nos ouve. Em João 15.7, o Senhor promete: “Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” Isto significa que o estudo e a meditação bíblica (que constituem o modo pelo qual as Suas palavras podem permanecer em nós) nos concede poder na oração, pois, ao estudarmos sua Palavra, ficamos mais familiarizados com a vontade de Deus, e conseqüentemente aprendemos a orar.


Um dos alunos de Confúcio perguntou-lhe certa vez: “Será que adianta orarmos por causa dos nossos pecados?” Ao que ele respondeu: “Não tenho certeza; mas não custa nada experimentar.” Esta resposta não satisfaz absolutamente. Somente a Bíblia ensina que Deus responde às nossas orações – o cristão versado nas Escrituras goza dessa segurança.

4 – A purificação dos pecados

Você não é a primeira pessoa a sofrer angústia de alma por causa de uma consciência culpada pelo pecado. Este problema é universal, e há bilhões de pessoas que não tem a mínima idéia do que fazer para obter purificação. Tal dificuldade nunca deveria preocupar o crente que estuda a Bíblia, pois, como o Senhor disse: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3). A Palavra de Deus tem um efeito purificador sobre o crente. Jesus orou assim: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (Jo 17.17) A Bíblia tem o poder de purificar o crente que a estuda.


Certo menino pediu ao pai que lhe explicasse como a Palavra de Deus podia purificar uma pessoa. Ao invés de responder-lhe, o pai pediu ao filho que pegasse uma cesta de vime e fosse até o lago para trazer-lhe um cesto cheio de água. O rapazinho tentou várias vezes, mas antes que o chegasse junto ao pai, o cesto já estava vazio. Sentindo-se muito frustrado, ele disse: “É impossível. Antes que eu chegue aqui a água toda já se escoou”. O pai então chamou sua atenção para o fato de que o cesto estava limpo, e disse: “É assim que a Palavra de Deus purifica o crente, quando passa por sua mente.” Como podemos saber que nossos pecados foram perdoados? A Bíblia diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1.19). Que grande incentivo nossa alma recebe, quando sabemos que ele é fiel na obra da purificação!


Se você é um crente recém-convertido precisa saber o que é e o que não é pecado. Deus não nos abandona à mercê de nossos pensamentos. Ele diz: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua Palavra (Sl 119.9)”. O estudo bíblico nos purifica e nos adverte contra o pecado.


“Ou a Bíblia o afastará do pecado ou o pecado o afastará da Bíblia”


Nenhum comentário: