Bem Vindo!

Nós somos a Igreja Evangélica Batista de Campina Grande e este é o nosso Blog!
Nesse ciber_espaço estaremos dando informações sobre os Eventos, postando mensagens pastorais, fotos e outras coisas mais.
Estamos muito felizes com a tua visita. Adicione o nosso blog ao seu "favoritos", sempre haverá algo de Deus para você aqui.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

A PEDRA DO ENCORAJAMENTO









Pedra do Encorajamento
Ajudando-nos mutuamente a vencermos o problemas da vida.
(Resumo da mensagem de Domingo)

Estamos nos preparando espiritualmente para a nossa celebração de Aniversário – três anos de Igreja. Ainda faltam nove semanas. Será no mês de Outubro, nos dias 17, 18 e 19. A cada semana temos falado, com base na experiência de Elias em 1 Rs 18, da necessidade de refazermos um fundamento do altar espiritual da igreja. Dois fundamentos já foram refeitos: PERDÃO E ADORAÇÃO.

Quando falamos sobre Perdão, vimos da importância de entendermos e vivenciarmos o Perdão de Deus, manifestado a nós como fruto de Sua Graça, vivido pela fé em Cristo Jesus, seu filho. Esse perdão, uma vez compreendido, também nos leva a por em prática o perdão mútuo, ou seja, quando eu compreendo e vivo o perdão de Deus através da Graça, essa mesma Graça me faz perdoar outras pessoas que falharam comigo e me possibilita liberar perdão para quem pediu perdão a nós.

Quando falamos sobre Adoração, vimos a importância de entender que Deus quer aprofundar seu relacionamento conosco, e esse aprofundamento é feito através da Adoração. “Verdadeiros adoradores” é o que o Pai procura. Adoração é um estilo de vida que nos faz viver de forma plena um relacionamento profundo com Deus, ajudando-nos em nosso processo de santificação. Sem santificação, não veremos a Deus. Contudo, precisamos adorar a Deus com atitude: chegando a ele com autenticidade, em espírito (nossa vontade de estar com Ele) e em verdade (adoração iluminada pela verdade da Palavra de Deus). A nossa distância de Deus é exatamente igual à nossa vontade de querer estar com ele.

Hoje a pedra que estaremos reconstruindo é a pedra do ENCORAJAMENTO. Precisamos nos encorajar espiritualmente a enfrentarmos e vencermos os problemas da vida, que chegam a nós revestidos de Provações (cuja origem é Deus, pois Deus prova a nossa fé para crescermos espiritualmente) ou Tentações (cuja origem é o Diabo e o objetivo é nos derrubar espiritualmente, nos deixando fracos).


Texto Bíblico – Mt 3.16,17 a 4.17

Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: – Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!

(Capítulo 4) A tentação de Jesus
Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo. E, depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome. Então o Diabo chegou perto dele e disse: – Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão. Jesus respondeu: – As Escrituras Sagradas afirmam: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.” Em seguida o Diabo levou Jesus até Jerusalém, a Cidade Santa, e o colocou no lugar mais alto do Templo. Então disse: – Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam: “Deus mandará que os seus anjos cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras.” Jesus respondeu: – Mas as Escrituras Sagradas também dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.” Depois o Diabo levou Jesus para um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e as suas grandezas e disse: – Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar. Jesus respondeu: – Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: “Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele.” Então o Diabo foi embora, e vieram anjos e cuidaram de Jesus. Jesus começa o seu trabalho na Galiléia
Quando Jesus soube que João tinha sido preso, foi para a região da Galiléia. Não ficou em Nazaré, mas foi morar na cidade de Cafarnaum, na beira do lago da Galiléia, nas regiões de Zebulom e Naftali. Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta Isaías tinha dito: “Terra de Zebulom e terra de Naftali, na direção do mar, do outro lado do rio Jordão, Galiléia, onde moram os pagãos! O povo que vive na escuridão verá uma forte luz! E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte!” Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia: – Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!

A Dinâmica da Vida Cristã
1ª Fase – Graça Extremada – Mt 3.16,17
Situação >> vivemos o momento da Graça Extremada de Deus, quando temos um encontro real e pessoal com Jesus. Gozamos de uma alegria e de um “senso de presença de Deus” muito forte em nossas vidas, com grande alegria espiritual e experiência com o Deus.
Pergunta a ser feita >> Por que me amaste tanto Senhor? Por que me escolheste?
A pessoa aprendeu que Jesus é o Salvador de Sua vida.


2ª Fase - Deserto (Mt 4.1 - Tentação)
Situação >> para crescermos na fé, somos levados pelo Espírito Santo ao Deserto para sermos tentados ou provados.
Pergunta a ser feita >> O que tu queres que eu aprenda, Senhor? O que queres que eu modifique em minha vida?
A pessoa precisa aprende que Jesus é o Senhor de sua vida.


3ª Fase >> Amadurecimento (Mt 4.17)
Situação >> Senhor, Eis-me aqui. A tua luta é a minha luta; a tua causa é a minha causa. Independente de qualquer coisa devo dar frutos.
Pergunta a ser feita >> O que queres que eu faça, Senhor?
A causa de Cristo é a sua causa.
Resposta: eis-me aqui.


Nossa principal atitude deve ser o encorajamento mútuo!
Em todos os níveis de maturidade, precisamos de Jesus, Precisamos de Encorajamento!

Atos 14.22 >> confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus.

Atos 15.32 >> Depois, Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.

Atos 18.23 >> E, estando ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a todos os discípulos.

Gálatas 6.2 >> Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.

Resumo:
3ª Pedra = ENCORAJAMENTO
Nossa Atitude = Compaixão

Precisamos ter compaixão e amor por aqueles que são ou estão fracos na fé e ajudá-los a vencer suas dificuldades. Essa é uma das atitudes que a igreja precisa tomar, a de ENCORAJAMENTO MÚTUO.
Essa é uma prerrogativa de todos nós, independente de que posição ocupemos dentro do corpo de Cristo. Não é responsabilidade de “Departamentos de Igreja”, nem responsabilidade única do Pastor. Todos nós devemos estar preparados para encorajar, na fé, a todos que nos rodeiam.
Se você conhece alguém, cristão ou não, que esteja passando por uma situação difícil na vida, ajude-o encorajando-o. Certamente, você estará marcando essa pessoa para sempre e de forma significativa, construindo relacionamentos significativos.

Haydene Cassé, Pr.

Nenhum comentário: